Total de visitas: 8402
|
a importancia de ser dimanicos na catequese
Ser dinâmico em uma sociedade que a cada dia torna-se exigente a vivência de uma relação de qualidade, a qual visa o crescimento do outro e da outra que muito tem a nos ensinar. Constitui-se desafio que precisa ser enfrentado e vivido na profunda experiência com o outro que na sua simplicidade e importância apresenta um real significado para construção da sociedade e tudo aquilo que contribui para o bem estar social, político, religioso e cultural.
É urgente a busca de novas alternativas em uma sociedade impregnada, marcada pela diversidade, sobretudo, o pluralismo cultural etc. É preciso ter motivações próprias. Como eu quero que os outros sejam pessoas motivadas, vivam alegres, se eu não tenho minhas motivações?
A criatividade deve ir além das nossas limitações, pois cada um tem a sua maneira de ser. Essa deve ser o diferencial na vida de cada um. Devo oferecer o melhor de mim. Ao refletirmos acerca de dinâmica de grupo é importante compreendermos os termos Dinâmica e Grupo.
“Dinâmica: adj 1.Concernente aos movimentos e às forças; 2. Relativo ao organismo em atividade; 3. Ativo, enérgico. Grupo: sm 1. Reunião de pessoas; 2. reunião de vários objetos ou pessoas formando um todo; pequena associação de pessoas que visam ao mesmo fim”. (Dicionário: Soares Amora).
As dinâmicas são aplicadas para a melhor realização dos trabalhos dentro de um grupo, cujo objetivo, está em fortalecer os componentes, fazer proporcionar o diferencial na vida das pessoas que estão participando.
Animar não é apenas o seu objetivo e sim dar pleno sentido ao momento que está sendo vivenciado, experimentado.
As dinâmicas devem proporcionar momentos de reflexão, que transforme a vida o comportamento das pessoas que aí estão participando. Elas, as dinâmicas devem estar associadas a temática a idéia de sair de si mesmo, de ir ao encontro do outro, sair de nosso pequeno mundo. “Os jovens expressão grande vontade de participar” (Pe. Jorge Boran).
|
|